sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Magujam - perfil e entrevista exclusiva


MAGUJAM é uma banda carioca com influências do Rock and Roll clássico e de bandas como Barão Vermelho, Pearl Jam, dentre outras; atualmente, estão lançando o segundo álbum de seu trabalho, a "Trilogia do Caos". Sim, o N° 2 de 3 CDs, produzido pelo Fernando Magalhães, guitarrista do Barão. Atualmente, é formada pelos músicos Gustavo Brito, Maurício e Alexandre Leiroz, Rodrigo Garreta e Março Karam. Confiram abaixo a entrevista exclusiva para o Rio de Metal!

A banda começou em 2008, mas cada um dos integrantes tem mais experiência musical em outros projetos. Falem sobre eles e como isso se refletiu no trabalho atual, a banda MAGUJAM.
A Banda sofreu algumas mudanças em sua formação desde 2008 até chegar nesta forma que consideramos perfeita. O Vocal Gustavo embora muito fã de Barão e algumas outras bandas do cenário rock dos anos 80 e teve outros trabalhos, tudo muito Reggae e MPB. E com isso contribuiu com letras maravilhosas que a banda só precisou colocar um pouco de peso para o Magujam. Os Irmãos Alexandre e Maurício Leiroz sempre tocaram juntos desde criança mas nunca em um projeto como o Magujam, mais com certeza esse entrosamento e afinidade musical foram importantes para o som das guitarras da Banda.  O Batera Marco Karam ja havia contribuído com Magujam no início da pré-produção do CD 2, mas acabou não seguindo com a banda, e após 2 anos retornou trazendo toda a sua bagagem e Rock,  e contribuindo para um som mais adulto e com muita pressão e de muita qualidade. Nosso Baixista Rodrigo Garreta entrou na banda um pouco antes do Marco. Ele já era amigo de Alexandre e Maurcio e foi convidado para fazer parte dessa família após a saída do antigo baixista. Com ele o Magujam ganhou timbres incríveis de baixo e alguns arranjos mais trabalhados.

Passeando pelo canal da banda no Youtube, vi as covers de Rita Lee e Raul Seixas. Conte-me sobre essas e outras influências na música de vocês.
O Magujam é uma banda de rock, com timbres classicos e muitos rifs de guitarra.  Em nossa caminhada buscamos clássicos do Rock nacional e assim fazemos versões deles, é claro que sempre colcando um peso a mais caracteristico das nossas músicas. Além de serem um prazer, essas releituras acabam nos diferenciando das demais bandas. Essas influências foram importantes também na escolha do produtor do nosso segundo album. Devido ao gosto pelo rock dos anos 80 e em especial pelo Barão Vermelho, decidimos procurar o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães para produzir nosso segundo album.

De onde veio a idéia de fazer uma trilogia de álbuns? Não lembro de nada parecido em bandas independentes. Como está sendo isso? Parece um trabalho bastante longo...
Durante a produção e gravação do primeiro album ainda não tínhamos essa ideia, ela surgiu durante a escolha do nome do album. Assim como as músicas eram mais fechadas pensamos em "Assistindo ao Caos", nesse disco temos músicas sobre política, violência, perdas,... Mais para que essa trilogia fosse pra frente não bastavam só músicas, foi quando procuramos o artista Celso Mathias, que de imediato topou ilustrar os capas dos 3 albuns. Ele deu um toque final a essa ideia com uma capa que descreve exatamente o que pensávamos. Essa ideia tem dado certo e chama atenção quando falamos sobre a "TRILOGIA DO CAOS" além de estar sendo muito prazerosa. Já tinhamos pensado em datas de lançamento desde o fim do primeiro CD e estamos tentando de tudo que é forma cumprir os prazos que estabelecemos para cada etapa deste projeto. Confesso que estamos ansiosos para o ultimo album que planejamos iniciar as gravações no primeiro semestre de 2015, mais isso não é só pelo fato de concluirmos um projeto e sim também pelo fato de que neste album trabalharemos em novas músicas e arranjos junto com o Marco e o Rodrigo. O Novo album tem título provisório de "Pra depois da tempestade" e será sem dúvida um álbum de mensagens positivas e uma reflexão de tudo o que se passou.
Importante: O  segundo CD, que estamos lançando e divulgando  agora, intitulado "Toda ação gera uma reação", fala justamente do desejo de reagir às coisas ruins que estamos vivendo no nosso cotidiano. musicas como "navegar é preciso", "liberdade" e "máquina de  guerra", mostram a indignação do compositor e a vontade de modificar o cotidiano. este é o objetivo do segundo CD.

Além do último álbum da trilogia,  que novidades podemos esperar da MAGUJAM? O que estar por vir além do terceiro capítulo da trilogia do Caos?
Muitos shows e o resgate de muitos clássicos!! E claro... Muito ROCK!!!  temos novos vídeos da banda sendo preparados, pois acreditamos muito no poder da internet como um canal muito forte na divulgação de novos trabalhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...